Trabalhadores da Construção Civil registram maior ganho real de rendimentos
A construção civil registrou o maior ganho real de rendimento em outubro de 2013, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta, 21 de novembro.

 

A construção civil registrou o maior ganho real de rendimento em outubro de 2013, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta, 21 de novembro. Na Pesquisa Mensal de Emprego de outubro, os trabalhadores tiveram ganho médio 4,6% superior ao mês anterior.  Na média dos últimos doze meses, o percentual sobe para 7,2% - o segundo maior ganho de rendimento do País. O ganho é real, uma vez que o estudo já desconta o índice de inflação para calcular a majoração.

 Ainda segundo o IBGE, os trabalhadores da construção civil correspondem a 7,6% da população ocupada no país, índice que vem se mantendo nos últimos doze meses. Em Goiás, onde estão sendo construídas cerca de 10 mil unidades habitacionais no momento - segundo dados da Ademi-GO - o setor da construção civil segue esta estimativa: mantém-se aquecido quanto às contratações.

 Mas o crescimento de renda também acontece por mudança de função. Nos canteiros de obras, há oportunidade de se aprender novas habilidades e ocupar cargos com melhor remuneração. É o caso de Maykel Michel Barros, 26. Em março, ele começou a trabalhar em uma obra em Goiânia como almoxarife. Em outubro, ele foi promovido a encarregado de obra, e quase que dobrou seus ganhos.

 Agora, ele tem a tarefa de conferir a execução de alvenaria, reboco e contrapiso. “Passo o trabalho para a equipe e confiro o resultado”, explica como é o seu novo trabalho. Maykel, que está estudando engenharia, explica que esta é uma função em que não se encontra “profissionais prontos”. “Em geral, os encarregados são formados dentro dos canteiros porque esta é uma função que exige conhecimento prático”, explica. Em seu caso, Maykel já vinha trabalhando como almoxarife em outras construtoras desde 2009 e, há dois anos e meio, começou a cursar engenharia.

 

Fonte: http://www.segs.com.br/demais-noticias/140532--trabalhadores-da-construcao-civil-registram-maior-ganho-real-de-rendimentos.html

Institucional

Clique e assista.

Destaque na Mídia

Destaque na Mídia

Ver imagem grande

© 2009-2012. Todos os direitos reservados