Saiba como inovar na decoração
Ao resolver mudar a decoração, quem nunca desejou ter uma peça nova ou ainda um móvel personalizado? Muitas vezes, entretanto, comprar não é a saída mais viável. Nestes casos, nada melhor do que abusar da criatividade e improvisar.

Ao resolver mudar a decoração, quem nunca desejou ter uma peça nova ou ainda um móvel personalizado? Muitas vezes, entretanto, comprar não é a saída mais viável. Nestes casos, nada melhor do que abusar da criatividade e improvisar.
Afinal, escadas podem virar boas estantes e baús são ótimos para substituir desde mesas de centro até criados-mudos.
“O importante é lembrar que a transformação deve ser funcional e atender às necessidades do morador”, afirma Daniela Lobo, designer de interiores.
Na hora de improvisar, itens como caixas, pallets e latas oferecem boas saídas para montar diversos itens do mobiliário.
“Personalizar a decoração com tais elementos é interessante, mas a pessoa deve fazer uma peça de cada vez para sentir se gosta do resultado. Além disso, todo cuidado para não exagerar é pouco”, ressalta Juliana Daidone, que é designer.
Sofá
- Cobertos com uma capa, estrado da cama e o colchão podem se transformar em um sofá repleto de almofadas.
- Pallets são alternativas excelentes para improvisar o móvel. Na hora de montar a estrutura, use futons para substituir o estofado.
- Outra saída é empilhar colchões sobre o pallet e cobrir com uma capa, deixando a forma de um sofá.
Poltrona
- Quem gosta de usar poltronas na decoração precisa se lembrar de que pufes também oferecem a mesma praticidade e podem facilmente substituí-las.
- A estrutura de um cavalete coberto por um tampo de madeira consegue suprir a função de bancos e poltronas.
Estante
- Com um baú de tamanho médio é possível adaptar uma estante. O ideal é deixá-lo aberto e usar as divisórias como prateleiras.
- Para substituir uma estante, nada melhor do que usar escadas na parede. Os degraus podem receber itens de decoração e, se forem muito estreitos, coloque ganchos para pendurar os objetos.
- Engradados virados para baixo e pendurados na parede funcionam como verdadeiras prateleiras.
Mesa
- Um baú de tamanho médio pode funcionar como uma perfeita mesa de canto, além de manter sua função original e permitir que o morador guarde itens dentro.
- Outra ideia para quem deseja improvisar uma mesa é empilhar diversas revistas e amarrar o conjunto para conseguir mais estabilidade.
- Às vezes, até mesmo pufes com bandejas em cima chegam a se transformar em mesas.
- Empilhar discos de vinil e fixar o tampo de vidro com silicone é a solução ideal para uma mesa de centro.
- Usar duas latas de tinta (de 15 litros cada) com plantas tipo suculentas dentro e placas de vidro como tampo ajuda a substituir o móvel.
- Cavaletes de madeira e um tampo de vidro podem ser adaptados para servir como uma mesa de computador, mas lembre-se de deixar um espaço de 80 cm em cada lado do vidro.
Cabeceira da cama
- Quem gosta de artesanato vai adorar ter uma cabeceira trabalhada com tecidos. Para isso, basta comprar placas finas de MDF e um grampeador de tapeçaria para prender o pano.
- Azulejos antigos são boas opções na hora de criar um mosaico e instalar de cabeceira da cama.
Penteadeira
- Para substituir o móvel, instale uma prateleira na altura de 75 cm do chão e fixe um espelho na parede.
- Baús empilhados também oferecem a possibilidade de improvisar a penteadeira. O espelho ainda pode ficar encostado na parede junto de outros itens decorativos.
Guarda-Roupa
- Usar uma estante de alvenaria e adaptar uma cortina de tecido ajuda a improvisar. Caixas empilhadas também são boas possibilidades.

AUTOR/FONTE: http://www.obra24horas.com.br/materias/decoracao-de-interiores/saiba-como-improvisar-na-decoracao

 

Institucional

Clique e assista.

Destaque na Mídia

Destaque na Mídia

Ver imagem grande

© 2009-2012. Todos os direitos reservados