Pilares podem fazer a diferença na decoração
De meros coadjuvantes, os pilares podem ser alçados à protagonistas de um ambiente. Essas estruturas que, por vezes, são vistas como empecilhos para a decoração de um cômodo, presentes especialmente nos mais antigos, podem ser muito mais do que elementos de sustentação e ajudar a harmonizar os espaços.

De meros coadjuvantes, os pilares podem ser alçados à protagonistas de um ambiente. Essas estruturas que, por vezes, são vistas como empecilhos para a decoração de um cômodo, presentes especialmente nos mais antigos, podem ser muito mais do que elementos de sustentação e ajudar a harmonizar os espaços. Assim, se antes o objetivo era esconder os pilares, com o leque de opções de acabamento, vale assumi-los na decoração para deixar o visual do cômodo ainda mais bonito e moderno.

 

Um pilar não pode ser removido sem avaliação técnica, dada a sua principal função que é de estruturar uma edificação. E se o jeito é mantê-lo, por que não aproveitar para incrementar a decoração? Em projetos não tão incomuns, os pilares são projetados no meio dos cômodos de propósito. De acordo com as arquitetas Camila de Castro, Carolina Palazzo de Mello e Ana Claudia Libório, que atuam em conjunto, na maioria dos casos eles não são projetados no meio dos cômodos, mas existem casos em que o arquiteto usa como ponto de partida o pilar, integrando-o ao ambiente.

 

"Há casos em que os profissionais deixam os pilares na forma bruta (concreto aparente) por questões estéticas ou funcionais e para criar apoio ao ambiente em questão", explica Camila.

 

Na opinião do grupo de arquitetas, quando há um pilar no meio do espaço é importante integrá-lo à decoração e não ignorá-lo, mas tudo depende do estilo a ser trabalhado. Se for escolhida uma decoração clássica, por exemplo, pode-se optar por revesti-lo com papel de parede. No caso de uma decoração rústica, madeira de demolição se mostra um recurso interessante, que além de sustentável é bonito.

 

Mas há outras inúmeras opções. Camila cita, ainda, o uso de madeira, espelhos, painel fotográfico e o próprio concreto aparente, principalmente se a escolha do morador recair por decoração mais contemporânea.

 

AUTOR/FONTE: http://www.obra24horas.com.br/materias/decoracao-de-interiores/pilar-pode-ser-elemento-chave

Institucional

Clique e assista.

Destaque na Mídia

Destaque na Mídia

Ver imagem grande

© 2009-2012. Todos os direitos reservados