Jovens buscam cada vez mais cedo o financiamento de imóveis
O jovem de hoje está mais preocupado com o investimento no primeiro imóvel. A opção de protelar o casamento, deixar de morar com os pais, fazer da propriedade uma futura renda fixa ou o simples fato de encarar a tão sonhada casa própria como o pontapé para a liberdade são alguns argumentos indicados por especialistas para justificar a predominância dos mais jovens entre os compradores de imóveis.

O jovem de hoje está mais preocupado com o investimento no primeiro imóvel. A opção de protelar o casamento, deixar de morar com os pais, fazer da propriedade uma futura renda fixa ou o simples fato de encarar a tão sonhada casa própria como o pontapé para a liberdade são alguns argumentos indicados por especialistas para justificar a predominância dos mais jovens entre os compradores de imóveis.
Um dos dados que reforçam esta tendência foi verificado no Salão do Imóvel, que ocorreu em Florianópolis no ano passado, onde 32% do público era composto por pessoas de 21 a 30 anos.
Com base nesta informação, o corretor de imóveis Armênio Cordeiro Junior, que trabalha na área em Joinville, diz que a procura por este investimento tem sido contínua. Em média, 40% dos interessados que ele atende diariamente estão dentro desta faixa etária.
— Já atendi até meninos de 18 anos fazendo sua primeira aquisição. A maioria deles parece estar preocupada com o futuro e procura certa garantia.
Programas habitacionais incentivam procura
O presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) da Grande Florianópolis, Fernando Willrich, cita os programas habitacionais como outro fator para o fenômeno.
— É uma movimentação que vem acontecendo aos poucos. O sonho da casa própria também é muito forte entre os mais jovens. Além disso, os financiamentos habitacionais facilitam a compra do imóvel assim que eles ingressam no mercado de trabalho.
O gerente regional em exercício da Caixa Econômica Federal em Florianópolis, Adairso Laerte Nienkoetter, explica que pessoas de até 30 anos são a maioria dos clientes de financiamentos de imóveis mais populares.
— Eles estão adquirindo o primeiro imóvel. É um público exigente e que sabe da importância de sua capacidade de compra — avalia Nienkoetter.

Em busca de independência
O designer gráfico Igor Orzechowski, 27 anos, é um dos jovens que entram nas estatísticas da Caixa.
— Eu queria meu canto, construir minha independência e começar a vida. Tem gente que prefere primeiro comprar um carro, eu quis um imóvel — conta.
Depois de quatro anos morando em São Paulo, ele sentiu que o aluguel era um dinheiro “perdido”.
— Você paga as despesas normais mais o aluguel, e quando vê não conquistou nada - conta.
Igor deu entrada em um apartamento de 50 m² que deve ser entregue no início de 2015. Ele pretende morar nele por um tempo e depois fazer do investimento um capital de giro. Apesar de saber da responsabilidade em assumir as prestações, ele avaliou o momento como propício para a compra, pois ainda pode contar com os pais para contribuir na entrada, além de estar em um emprego mais estável.
O jovem financiou o imóvel pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, que, segundo o corretor Armênio Cordeiro Junior, tem sido a grande porta para esta faixa etária.
— Se a pessoa mostra que pode pagar, não é difícil receber o financiamento habitacional — diz Cordeiro Junior.

A importância da pesquisa
Segundo dados da Caixa Econômica Federal, principal instituição financeira na concessão de crédito habitacional no País, 60% dos financiamentos imobiliários registrados em Santa Catarina em 2013 foram realizados por clientes com menos de 35 anos.
Além dos cuidados essenciais com a parte da documentação, Rafael Severo, da Trend Investimentos Imobiliários, recomenda que o cliente passe um tempo pesquisando os empreendimentos disponíveis no bairro e também avalie as expectativas dentro do contexto de mercado.
Nienkoetter acredita que esse público mais jovem deve continuar a frente do mercado nos próximos anos, até porque há sempre lançamentos de imóveis com preços acessíveis para atender a este nicho.

Da Redação, original A Notícia

AUTOR/FONTE:http://www.obra24horas.com.br/materias/mercado-da-construcao/jovens-buscam-cada-vez-mais-cedo-o-financiamento-de-imoveis

Institucional

Clique e assista.

Destaque na Mídia

Destaque na Mídia

Ver imagem grande

© 2009-2012. Todos os direitos reservados