Como inovar na decoração do apartamento - Parte 02
Decorar um apartamento, para o Natal, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos inclusive acham que é uma tarefa ingrata, já que poucos verão. Primeiro devemos pensar o seguinte: Você e sua família verá, isso já é importante.

Decorar um apartamento, para o Natal, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos inclusive acham que é uma tarefa ingrata, já que poucos verão. Primeiro devemos pensar o seguinte: Você e sua família verá, isso já é importante. Além do mais todas suas visitas também verão, e se decorar a varanda os vizinhos também, isso pode até servir de incentivo para que outros decorem seus apartamentos também.

 No artigo passado demos dicas de enfeites e guirlandas. Hoje vamos falar da mesa da ceia e da varanda. É possível fazer coisas fantásticas sem gastar muito. Afinal já teremos o gasto com a ceia, com presentes... Não é mesmo?

 O Natal em cores características, como verde, vermelho e dourado. Você pode abusar dessas cores, apesar de poder usar outras que lhe agradem. Em lojas de departamento existem centenas de itens de decoração, alguns muito baratos.

 Árvore de Natal é comum, assim como muitos também consideram o presépio. Nesses itens não iremos tocar. Cada um tem o seu jeito de decorar, e de imaginar. Lembre-se que a montagem da árvore é à partir de 01 de dezembro, e a desmontagem até dia 06 de Janeiro.

 A mesa de Jantar é um dos pontos altos da ceia. Muitos gostam de impressionar, e gastam mais com a decoração da mesa do que com a comida em si. O importante é deixar tudo agradável e confortável para você e sua família. Geralmente a ceia é organizada com uma mesa de Pratos a serem servidos, ondem ficam expostas as comidas, e outra mesa onde todos sentarão para realizar a refeição.

 Se você não quer gastar comprando forros caros para colocar na mesa, você fazer o seu próprio forro. Compre alguns metros de tecido TNT vermelho e verde. Faça alguns recortes nas bordas, fazendo alguns desenhos. E corte os forros de maneira em que um fique menor que o outro. E coloque-os um sobre os outros. Criando um efeito muito bacana. Lembra-se dos moldes que usamos no outro artigo? Você pode usá-los aqui com a tinta dourada, dando uns detalhes originais aos forros. Lembre-se se for colocar alguma panela quente sobre a mesa, é importante usar algum descanso de panelas, de madeira ou ferro.

 Lembra-se daqueles conjuntos de copos e taças que você não usa mais porque se quebraram alguns? Então! Está na hora de tirá-los do armário. Em lojas de departamento é possível encontrar caixas de velas redondas pequenas, que você usará nessas taças e copos. Faça o seguinte: encha os copos com água e coloque corante alimentício (que os mais velhos conhecem por anelina). Em uns você coloca o corante vermelho, e outros verde. Depois coloque a vela para boiar sobre a água. A luz da vela com a água colorida dará um tom especial à sua mesa. Para fazer algo diferente você pode usar também óleo de soja, daqueles de cozinha. Ao invés da água colorida, use o óleo e terá porta velas “dourados”. Você pode também misturar os dois. Coloque meio copo, ou taça, com água colorida, e depois preencha o resto com óleo. Coloque a vela por cima. Deixe para acender as velas perto da hora dos convidados chegarem.

 Quer uma dica de algo original, muito bacana? Lembra do pisca-pisca velho que você tem guardado na dispensa? Pegue-o agora! Pegue também um pote de azeitonas ou palmito, de vidro. Coloque as lâmpadas dentro, tudo embolado mesmo, e acenda, sobre a mesa. Dará um tom bem diferenciado à sua mesa.

 E que tal fazer uma cesta de doces, de chocolate? Como? Te ensino agora. Derreta um pedaço de chocolate em banho-maria, espere esfriar um pouco, encha um balão de festa, daqueles comuns. Mergulhe ele até a metade, no chocolate, ou com uma colher despeje sobre o balão. Espere secar, depois é só furar o balão. O chocolate ficará no formato de uma cestinha, daí é só encher com bombons e doces. Você também pode molhar a ponta de alguns copos, aqueles que você não usa mais, lembra? E depois enfiar o copo em um pote cheio de confeitos coloridos. Depois coloque um morango, com a ponta pra cima, dentro dele, e no biquinho do morango, coloque uma bolinha de chantilly, pronto. Um enfeite novo e criativo. E o melhor, comestível.

 Você pode fazer um porta talher com filtros de café, pintados de vermelho, parecendo um chapéu de papai Noel. E colocar frutas típicas da época em bandejas sobre a mesa. O importante é soltar a criatividade. Olhe para tudo que você tem disponível em casa, agora. Com certeza você pode aproveitar muitas coisas. Neste link (http://eaibeleza.com/off/decoracao-natal/) você encontra outras idéias e fotos para decorar sua mesa e sua casa.

 Para a sua varanda ser vista, o mais útil são as famosas luzes, que chamamos de pisca-pisca. Fuja das tradicionais. É possível acha-los em vários formatos e cores, dando um detalhe especial para sua varanda. Você pode também fazer estrelas e sinos com pequenos pedaços de arame, enrolar as micro lâmpadas neles, e pendurá-los no parapeito. Do lado de dentro você pode usar as ideias dos copos com velas e potes com lâmpadas. 

Autor: Bruno Rodrigues/ Colaborador Promove. 

 

 

Institucional

Clique e assista.

Destaque na Mídia

Destaque na Mídia

Ver imagem grande

© 2009-2012. Todos os direitos reservados