As 10 dicas fundamentais na hora de planejar a cozinha
Confira abaixo 10 dicas listadas pela arquiteta Adriana Bijarra Cuoco; por Rafael Tanico, diretor da Romanzza Design Recreio; e pela arquiteta Aline Shikanai, da Romanzza Design Recreio.

Seja americana ou fechada, decorar cozinha não é tarefa simples. Pequenos descuidos podem resultar em problemas maiores, como ter que quebrar o que já estava pronto. Portanto, nada melhor que ficar atento a detalhes, como tomadas, ligação de gás, tamanho dos eletrodomésticos, dimensões dos móveis, espaço de circulação.
Confira abaixo 10 dicas listadas pela arquiteta Adriana Bijarra Cuoco; por Rafael Tanico, diretor da Romanzza Design Recreio; e pela arquiteta Aline Shikanai, da Romanzza Design Recreio.

1 - Segundo a arquiteta Adriana, a aposta para 2014 é de materiais que aliam sofisticação e praticidade. Para os armários, indica laminados melamínicos, vidros com cor, pastilhas, armários em laca, puxadores embutidos ou cavas e corrediças telescópicas com amortecedor.

O granito continua sendo boa pedida para bancada. Quem procura algo diferenciado pode apostar em bancadas de aço inox feitas sob medida. Rafael Tanico, diretor da Romanzza Design Recreio, acrescenta como tendências cozinhas com ilha (estilo americana) e cores vibrantes, como verde-azulado, roxo e amarelo, complementando com o amadeirado.

2 - Não se esqueça das tomadas na hora de planejar a cozinha. Coloque várias acima da bancada, de preferência embutidas no frontão para ter um melhor acabamento. Aposte nas duas voltagens (110V e 220V), diferenciando as de 220V com módulo vermelho.

3 - O ideal é que geladeira, fogão/cooktop, lava-louça, triturador, forno, coifa/depurador sejam escolhidos no início do projeto para definir os tamanhos dos nichos e os pontos elétricos e hidráulicos.

4 - Os armários inferiores devem ficar entre 18 e 21 cm acima do chão, de acordo com Tanico, para facilitar a limpeza. “Os armários superiores devem ser instalados a 60 cm da bancada, lembrando que devem ser mais rasos, entre 35 e 40 cm de profundidade, enquanto os inferiores podem ter até 65 cm”, disse a arquiteta Adriana. Se possível, aposte em gavetas largas para organizar melhor os utensílios.

5 - Caso os armários superiores tenham iluminação embutida, não se esqueça de deixar o ponto de elétrica e o ponto onde ficará o interruptor.

6 - O espaço de circulação mínimo é de 60 cm, como informou a arquiteta Adriana. Se o ambiente permitir, o ideal é 1,20 cm, medida para a passagem de duas pessoas.

7 - A ligação do gás deve sempre ser posicionada ao lado do nicho do forno de embutir, informou Tanico. Quando se opta por fogão de piso tradicional, o ponto pode estar atrás.

8 - Ter as plantas de elétrica e hidráulica sempre em mãos evita surpresas desagradáveis, como o furo de um cano, descobrir que um ponto de elétrica foi esquecido e que será preciso quebrar o que já foi feito.

9 - Em uma cozinha americana, é fundamental ter uma boa coifa para evitar incômodos com cheiro de fumaça e gordura. Vale a pena investir em itens sofisticados e diferenciados, como pendentes, torre para fornos e eletrodomésticos, cadeiras ou banquetas incrementadas.

O balcão deve ser instalado entre 85 e 93 cm do piso, sendo 90 cm a altura padrão ideal, segundo a arquiteta Adriana, que recomenda calcular 60 cm de largura para cada banqueta.

10 - Ao optar por cozinha fechada, verifique a necessidade de alterar a posição da porta para aumentar a circulação e se atente às medidas dos eletrodomésticos que terão de passar por ela. Assim, é possível decidir se será preciso aumentar a passagem ou substituir por uma porta de correr, lembrou a arquiteta Adriana. A arquiteta Aline recomenda o uso de cores leves, iluminação natural e boa ventilação.

Da Redação, original Aquidauana News
AUTOR/FONTE: http://www.obra24horas.com.br/materias/decoracao-de-interiores/as-10-dicas-fundamentais-na-hora-de-planejar-a-cozinha

Institucional

Clique e assista.

Destaque na Mídia

Destaque na Mídia

Ver imagem grande

© 2009-2012. Todos os direitos reservados